PROCESSO DECISÓRIO: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE A RACIONALIDADE LIMITADA NAS NEGOCIAÇÕES

Autores

  • Vinicius Farias Ribeiro COPPEAD/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v8i19.1881

Palavras-chave:

Processo Decisório, Heurística e Vieses, Racionalidade Limitada, Negociação, Perito.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar como a racionalidade limitada impacta o processo decisório de executivos e negociadores. Foi feita revisão de literatura sobre o tema, considerando as heurísticas e vieses do processo decisório, a racionalidade limitada em grupos e nas negociações. Também foram abordadas como e por que acontecem as decisões rápidas e se estas podem ser feitas com qualidade. Para tal discussão foi pesquisada a literatura sobre intuição de peritos. Como resultado, este artigo evidenciou a importância de se conhecer como o processo decisório funciona para que os erros e problemas decorrentes da racionalidade limitada sejam evitados e melhor administrados. Por fim, foram sugeridas algumas maneiras para melhorar a qualidade da tomada de decisão dos executivos e negociadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Farias Ribeiro, COPPEAD/UFRJ

Administrador de Empresas pela UERJ, mestre e doutorando pelo COPPEAD. Trabalhou com Marketing e Comércio Exterior em empresas como Coca-Cola e Ipiranga. Atuou na área de Gestão de Projetos de Investimento da Petrobras e atualmente é Negociador de Contratos de Exploração e Produção de Petróleo e Gás. Além disto, ministra cursos de Negociação.

Downloads

Publicado

2015-01-24

Como Citar

Ribeiro, V. F. (2015). PROCESSO DECISÓRIO: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE A RACIONALIDADE LIMITADA NAS NEGOCIAÇÕES. Gestão E Sociedade, 8(19), 566–590. https://doi.org/10.21171/ges.v8i19.1881

Edição

Seção

Artigos