LEGITIMIDADE INSTITUCIONAL DA PETROBRAS EM SEU DISCURSO SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1841Palavras-chave:
Legitimidade, Imagem Organizacional, Discurso Socioambiental, PETROBRAS, Espaço Midiático.Resumo
A construção da imagem organizacional envolve a autoapresentação dos elementos que a organização deseja projetar para a sociedade. Analisou-se o processo de legitimação da imagem organizacional por meio do discurso socioambiental da PETROBRAS presente no espaço midiático. Para tanto, buscaram-se matérias publicadas nas principais revistas e jornais on-line e comentários postados pelos leitores nas mesmas mídias sociais utilizadas pela empresa. Verificou-se que a empresa apresentou vultosa quantidade de informações pertinentes ao contexto socioambiental em suas mídias institucionais, com destaque ao blog “Fatos e Dados”. Talvez porque essa mídia teve maior destaque e capacidade de integração com os vários atores digitais, ela apresentou grande intensidade de comunicação e mereceu maior atenção dos pesquisadores. Quanto às táticas de legitimação ambiental (O’DONOVAN, 2002), observou-se o uso das três primeiras táticas e a ausência da quarta. Assim, percebeu-se esmero no discurso institucional, mas essa atitude não foi observada nas práticas organizacionais da PETROBRAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.