LEGITIMIDADE INSTITUCIONAL DA PETROBRAS EM SEU DISCURSO SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Jeter Lang IFC - Instituto Federal Catarinense
  • Sidnei Vieira Marinho UNIVALI - Univesidade do Vale do Itajaí
  • Marines Lucia Boff UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1841

Palavras-chave:

Legitimidade, Imagem Organizacional, Discurso Socioambiental, PETROBRAS, Espaço Midiático.

Resumo

A construção da imagem organizacional envolve a autoapresentação dos elementos que a organização deseja projetar para a sociedade. Analisou-se o processo de legitimação da imagem organizacional por meio do discurso socioambiental da PETROBRAS presente no espaço midiático. Para tanto, buscaram-se matérias publicadas nas principais revistas e jornais on-line e comentários postados pelos leitores nas mesmas mídias sociais utilizadas pela empresa. Verificou-se que a empresa apresentou vultosa quantidade de informações pertinentes ao contexto socioambiental em suas mídias institucionais, com destaque ao blog “Fatos e Dados”. Talvez porque essa mídia teve maior destaque e capacidade de integração com os vários atores digitais, ela apresentou grande intensidade de comunicação e mereceu maior atenção dos pesquisadores. Quanto às táticas de legitimação ambiental (O’DONOVAN, 2002), observou-se o uso das três primeiras táticas e a ausência da quarta. Assim, percebeu-se esmero no discurso institucional, mas essa atitude não foi observada nas práticas organizacionais da PETROBRAS.

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Biografia do Autor

Jeter Lang, IFC - Instituto Federal Catarinense

Professor do IFC - Instituto Federal Catarinense. Doutorando em Administração e Turismo na UNIVALI-SC.

Sidnei Vieira Marinho, UNIVALI - Univesidade do Vale do Itajaí

Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Marines Lucia Boff, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2015-02-03

Como Citar

Lang, J., Marinho, S. V., & Boff, M. L. (2015). LEGITIMIDADE INSTITUCIONAL DA PETROBRAS EM SEU DISCURSO SOCIOAMBIENTAL. Gestão E Sociedade, 8(20), 614–632. https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1841

Edição

Seção

Artigos