A INCUBADORA COMO INTERMEDIÁRIA DE RELACIONAMENTOS NA PERCEPÇÃO DOS EMPREENDEDORES: UM ESTUDO MULTICASO EM INCUBADORAS PARANAENSES

Autores

  • Jaiane Aparecida Pereira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Alessandra Cenerino Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia Cristina David de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Maurício Reinert do Nascimento Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v8i19.1833

Palavras-chave:

Incubadora, inovação, redes sociais, empresas incubadas, relacionamentos.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar de que maneira a incubadora, a partir da percepção dos empreendedores, atua como intermediária das empresas incubadas no acesso a informação para o desenvolvimento de inovação. Para alcançá-lo, discute-se no quadro teórico sobre redes sociais, inovação, incubadoras e empresas incubadas. Foi realizado um estudo multicaso, em três incubadoras localizadas no interior do estado do Paraná: (1) Incubadora Tecnológica de Maringá, (2) Incubadora do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e (3) Centro Incubador Tecnológico de Cascavel (CIT/FUNDETEC). Entre os achados destaca-se que os empreendedores percebem mais os benefícios tangíveis proporcionados pela incubadora, como o espaço físico, equipamentos e cursos ofertados. Entretanto, constata-se que existem benefícios indiretos, como a contribuição para o reconhecimento de mercado e o apoio para intermediar relacionamentos benéficos à incubada, como o acesso a editais. Pode-se observar ainda que a intermediação da incubadora para desenvolvimento da inovação é secundária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela UEM - Professor Colaborador da UEM - Vice coordenador do curso de Administração da FAFIJAN - Faculdade de Jandaia do Sul

Alessandra Cenerino, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora da Unifamma - Maringá, PR

Márcia Cristina David de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora da Faculdade Dinâmica das Cataratas
(UDC), Foz do Iguaçu, PR

Maurício Reinert do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá
(UEM), Maringá, PR - Brasil

Downloads

Publicado

2015-01-24

Como Citar

Pereira, J. A., Cenerino, A., David de Souza, M. C., & do Nascimento, M. R. (2015). A INCUBADORA COMO INTERMEDIÁRIA DE RELACIONAMENTOS NA PERCEPÇÃO DOS EMPREENDEDORES: UM ESTUDO MULTICASO EM INCUBADORAS PARANAENSES. Gestão E Sociedade, 8(19), 496–516. https://doi.org/10.21171/ges.v8i19.1833

Edição

Seção

Artigos