ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM UMA COOPERATIVA POPULAR AUTOGESTIONÁRIA.
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v8i19.1784Palavras-chave:
Organização do Trabalho, Politecnia, Autogestão, Cooperativas Populares, COOPAN.Resumo
O conceito de politecnia resgata o debate teórico sobre a fusão entre os trabalhos intelectual e manual, elementos separados no processo de trabalho capitalista. A proposta politécnica vislumbra a formação de trabalhadores “omnilaterais”, detentores dos conhecimentos técnicos e científicos para a execução das atividades e tendo o domínio das ferramentas de gestão da produção e do processo de trabalho. O debate teórico sobre politecnia esteve presente nas experiências socialistas do século XX, sendo recolocado em discussão sobre as perspectivas da organização democrática do trabalho, a partir do final do último século, enquanto importante elemento na construção da autogestão plena. Esta pesquisa aborda uma cooperativa popular autogestionária, analisando elementos em sua organização do trabalho que permitam debater o conceito de politecnia e sua aplicação em um ambiente de trabalho associado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.