“NOVOS” DISCURSOS SOBRE O TRABALHO? REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Ana Cristina Batista dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Luciana Holanda Nepomuceno Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Monique Fonseca Cardoso Universidade Estadual da Paraíba
  • Leia Mara de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v7i17.1625

Palavras-chave:

Trabalho, Representações, Estudantes de Administração.

Resumo

 O momento histórico atual configura, numa perspectiva sociológica, o que Bauman (2001) chama de modernidade líquida ou fluida, ou, do ponto de vista econômico, tempo de capitalismo flexível. Nesse contexto, os administradores figuram como agentes históricos de destaque, ocupando posição peculiar na relação capital-trabalho, já que são trabalhadores que servem à acumulação do capital (COVRE, 1982). Entendendo a universidade como um dos lócus de formação da mão-de-obra gerencial, em nível técnico e ideológico, considera-se relevante conhecer o ideário dominante na formação do administrador. Diante disso, este trabalho integra uma pesquisa que busca compreender as representações de estudantes de Administração acerca de dimensões estruturantes de sua formação, como trabalho, organizações, administração, administrador e universidade. A escrita deste artigo focou no objetivo de identificar as representações que um grupo de estudantes de Administração associa à dimensão “Trabalho”. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de um instrumento escrito, respondido por 56 estudantes. Na análise dos dados, foi empregada a técnica hermenêutico-dialética. Como resultados, emergiram os temas “processo individual” e “imperativo social”. A narrativa-síntese dá-se em torno das relações homem-mundo, explicitando tensões típicas das relações dialéticas próprias aos dois temas emergentes e, teoricamente, converge com a temática sobre a centralidade (dialética) do trabalho. Ao mesmo tempo, atenta-se para o silêncio discursivo em torno do trabalho na flexibilidade, concluindo-se que os estudantes  ainda adotam um discurso predominantemente moderno em suas representações de trabalho.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora Assistente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana Holanda Nepomuceno, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora Assistente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Monique Fonseca Cardoso, Universidade Estadual da Paraíba

Professora na Universidade Estadual da Paraíba. 

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Leia Mara de Menezes

Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido.

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Publicado

2013-08-31

Como Citar

dos Santos, A. C. B., Nepomuceno, L. H., Cardoso, M. F., & de Menezes, L. M. (2013). “NOVOS” DISCURSOS SOBRE O TRABALHO? REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO. Gestão E Sociedade, 7(17), 138–166. https://doi.org/10.21171/ges.v7i17.1625

Edição

Seção

Edição temática "Organizações, Trabalho e Desigualdades Sociais no Brasil"