A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DA EMPRESA BAIANA DE ÁGUAS E SANEAMENTO S. A.
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v6i13.1563Palavras-chave:
aprendizagem organizacional, gestão pública, modernização do estado.Resumo
Diante de um cenário de alta taxa transformação, as organizações públicas começam a dar passos importantes no seu processo de aprendizagem, renovação e modernização gerencial. No Brasil, um desses passos tem sido o Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública). Este artigo possui como objetivo compreender como o modelo de excelência do Gespública tem contribuído para a aprendizagem organizacional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. Para responder ao problema de pesquisa, inicialmente, refletimos sobre as bases conceituais essenciais à nossa investigação: aprendizagem organizacional e o atual modelo gerencialista. A abordagem metodológica escolhida foi um estudo de caso simples na EMBASA. Com base na análise das entrevistas semi-estruturadas e a observação, verificou-se que o Gespública contribuiu imprimindo novas práticas de aprendizagem organizacional na EMBASA. Tais resultados de pesquisa se propõem a abrir o debate para um conjunto de outras investigações nos campos da aprendizagem e da gestão pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.