A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DA EMPRESA BAIANA DE ÁGUAS E SANEAMENTO S. A.

Autores

  • Roberta Silva de Carvalho Santana UNIFACS
  • Jader Cristino de Souza-Silva UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v6i13.1563

Palavras-chave:

aprendizagem organizacional, gestão pública, modernização do estado.

Resumo

Diante de um cenário de alta taxa transformação, as organizações públicas começam a dar passos importantes no seu processo de aprendizagem, renovação e modernização gerencial. No Brasil, um desses passos tem sido o Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública). Este artigo possui como objetivo compreender como o modelo de excelência do Gespública tem contribuído para a aprendizagem organizacional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. Para responder ao problema de pesquisa, inicialmente, refletimos sobre as bases conceituais essenciais à nossa investigação: aprendizagem organizacional e o atual modelo gerencialista. A abordagem metodológica escolhida foi um estudo de caso simples na EMBASA. Com base na análise das entrevistas semi-estruturadas e a observação, verificou-se que o Gespública contribuiu imprimindo novas práticas de aprendizagem organizacional na EMBASA. Tais resultados de pesquisa se propõem a abrir o debate para um conjunto de outras investigações nos campos da aprendizagem e da gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Silva de Carvalho Santana, UNIFACS

Mestre em Administração

Jader Cristino de Souza-Silva, UNIFACS

Doutor em Aprendizagem Organizacional

Professor Titular do Mestrado em Administração da UNIFACS

Downloads

Publicado

2012-06-09

Como Citar

de Carvalho Santana, R. S., & de Souza-Silva, J. C. (2012). A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DA EMPRESA BAIANA DE ÁGUAS E SANEAMENTO S. A. Gestão E Sociedade, 6(13), 47–68. https://doi.org/10.21171/ges.v6i13.1563

Edição

Seção

Artigos