O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Sandra Regina Rocha-Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Juliana Carvalho Muniz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v6i14.1488

Palavras-chave:

significado da mudança, mudança organizacional, gestão da mudança

Resumo

A fim de contribuir com a literatura a respeito da reação dos indivíduos às mudanças organizacionais, elaborou-se um estudo de caso com o objetivo principal responder à seguinte pergunta de pesquisa: na percepção do indivíduo, qual o papel do gerente e da comunicação na construção do significado da mudança organizacional em uma empresa pública brasileira? Descobriu-se que os principais papéis dos gerentes são: comunicar e informar sobre o plano de mudança; convencer os empregados a adotarem a mudança; motivá-los a participar; envolver-se com a mudança. Além disso, para os funcionários, a comunicação tem como principais papéis: mostrar os benefícios e o valor da mudança; alinhar as idéias das pessoas em relação à mudança; evitar fofocas e conversa de corredor; e motivar os funcionários a aderirem à mudança. Ao final do estudo foi possível apontar os fatores críticos de sucesso para a mudança na empresa em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Rocha-Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Doutora em Ciências Humanas - Educação -pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2012-06-13

Como Citar

Rocha-Pinto, S. R., & Muniz, J. C. (2012). O GERENTE E A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA. Gestão E Sociedade, 6(14), 178–198. https://doi.org/10.21171/ges.v6i14.1488

Edição

Seção

Artigos