UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ALTERNATIVOS EM PESQUISA ACADÊMICA EM MARKETING

Autores

  • João Felipe Rammelt Sauerbronn FGV Direito Rio
  • Isabel Balloussier Cerchiaro Universidade Federal Fluminense
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1374

Palavras-chave:

Métodos de Pesquisa Qualitativos, Métodos Interpertativistas.

Resumo

A pesquisa acadêmica em marketing é dominada por várias versões do positivismo. Esta abordagem, contudo, não consegue responder a todas as perguntas que os pesquisadores brasileiros de marketing ou comportamento do consumidor fazem. Mesmo que represente um grande risco acadêmico, se faz necessária a opção por procedimentos de pesquisa descolados da tradição positivista. Não é objetivo dos autores realizar um levantamento sobre a produção acadêmica em marketing no Brasil, visto que este assunto já foi amplamente tratado por outros autores (VIEIRA, 1998, 1999, 2000 e CERCHIARO, 2003). Contudo, temos que escolher o processo através do qual nós adquirimos conhecimento, o que normalmente, nos é indicado pela natureza do objeto a ser pesquisado. O presente artigo, portanto, se dedica a mostrar uma forma alternativa de se ver os problemas de marketing, em busca de uma solução que consiga compreender as razões dos comportamentos dos consumidores brasileiros. O artigo apresenta o contraste entre as abordagens positivista e interpretativista, a partir da análise de premissas ontológicas, axiológicas e epistemológicas e do processo de pesquisa. Ao fim, aponta algumas direções alternativas para pesquisa do consumidor e modos de observar relações que não são captadas de outra forma.

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Biografia do Autor

João Felipe Rammelt Sauerbronn, FGV Direito Rio

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (2007). Professor Pesquisador Adjunto da FGV Direito Rio.

Isabel Balloussier Cerchiaro, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (2006). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Eduardo André Teixeira Ayrosa, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas

Phd in Management pela University of Londo (2001). Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas.

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Publicado

2012-05-15

Como Citar

Sauerbronn, J. F. R., Cerchiaro, I. B., & Ayrosa, E. A. T. (2012). UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ALTERNATIVOS EM PESQUISA ACADÊMICA EM MARKETING. Gestão E Sociedade, 5(12), 254–269. https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1374