A INTERFACE ENTRE SENTIMENTOS E CULTURA ORGANIZACIONAL: EVIDÊNCIAS DE UMA OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO

Autores

  • André Luis Silva FGV-EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
  • Márcia de Freitas Duarte FGV-EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v6i13.1357

Palavras-chave:

Aquisições, Comportamento humano, Cultura organizacional, Relações de trabalho, Sentimentos.

Resumo

Neste artigo, teve-se como objetivo identificar quais sentimentos emergiram em funcionários que vivenciaram a operação de aquisição da instituição financeira internacional em que trabalhavam, no ano de 2006, por outra nacional, pois buscou-se compreender quais pressupostos passaram a ser compartilhados no ambiente de trabalho em transformação, deflagrando assim, um recorte para o termo cultura organizacional quando em processos de aquisição de instituições financeiras. A pesquisa é qualitativa, descritiva, de corte temporal seccional com perspectiva longitudinal. Os dados foram coletados junto aos funcionários remanescentes. Os resultados apontaram que emergiram distintos sentimentos negativos nos funcionários, de modo que o recorte deflagrado para a cultura organizacional quando em processos de aquisição de instituições financeiras foi: o risco é compartilhado como um pressuposto de valor pelos funcionários, em face das suposições projetadas sobre as mudanças organizacionais, sejam elas um acontecimento futuro, esperado ou temido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Silva, FGV-EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Doutorando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Mestre em Administração pelo PPA (UEM/UEL).

Márcia de Freitas Duarte, FGV-EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Doutoranda em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Mestre em Administração e Controladoria pelo PPAC-UFC.

Downloads

Publicado

2012-06-09

Como Citar

Silva, A. L., & Duarte, M. de F. (2012). A INTERFACE ENTRE SENTIMENTOS E CULTURA ORGANIZACIONAL: EVIDÊNCIAS DE UMA OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO. Gestão E Sociedade, 6(13), 26–46. https://doi.org/10.21171/ges.v6i13.1357

Edição

Seção

Artigos