A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA

Autores

  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga UECE
  • Gleildes dos Santos Lima Frota UECE
  • Waleska Vasconcelos Queiroz UECE

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v4i9.1236

Resumo

O cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sílvia Rocha Ipiranga, UECE

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Doutora pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV).

Gleildes dos Santos Lima Frota, UECE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Waleska Vasconcelos Queiroz, UECE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

Ipiranga, A. S. R., Frota, G. dos S. L., & Queiroz, W. V. (2011). A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA. Gestão E Sociedade, 4(9), 709–735. https://doi.org/10.21171/ges.v4i9.1236

Edição

Seção

Artigos